18 de nov. de 2010

"Nada cai do céu, nem cairá"...

...cantava Ivan Lins há um tempo atrás quando foi lançada a novela Renascer. Nunca a assisti na íntegra mas creio que foi muito boa.

Pausa para a leitura da Sinopse (by wikipedia)

A saga de José Inocêncio, um fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus, Bahia. Ao chegar à região onde vai fazer sua vida, finca um facão aos pés de um frondoso jequitibá. Este gesto passa a ser o símbolo de sua coragem e do sonho de se tornar eterno. Apaixona-se e casa-se com Maria Santa e torna-se pai de quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro, o caçula que perde a mãe no parto.
O fato faz com que Zé Inocêncio desenvolva um relacionamento de ódio com o filho. Essa desavença é que conduz todas as tramas da história. Elas se aceleram quando Inocêncio, já cinquentão, conquista e casa-se com a namorada de João Pedro, a jovem Mariana. Esta é neta do seu maior desafeto no passado, Belarmino, assassinado de forma misteriosa, onde as suspeitas recaem sobre o próprio Inocêncio.
Mas o Coronel, como é conhecido, tem um outro inimigo perigoso, Teodoro, seu vizinho, que trava uma luta pela posse de terras. Para piorar, João Pedro acaba casando-se com Sandra, filha de Teodoro.

Chamada da Novela


Voltando...

Ano passado fiz um trabalho de Filosofia sobre a cultura da minha cidade (nem vem que eu não vou mostrar!) no qual elenquei vários aspectos culturais expressados na arquitetura local, nas manifestações artísticas, culinária, literatura e outros.  Procurando alguns arquivos na Internet e lembrando de fatos e locais marcantes da minha infância, me veio a memória a famosa fazenda Renascer que visitei umas três vezes quando era guri. O lugar é lindo, inspirador, remete ao tempo áureo do cacau, tempo que surgia em Ilhéus uma sociedade peculiar envolta em frágeis mantos de prosperidade (não sei da atual situação da fazenda, estou escrevendo com base em recordaçãoes de uns 10 anos atrás). Sabe aqueles locais que você estabelece fortemente uma conexão instantânea e melhor, se identifica?! Pois é... pra quem conhece a história do cacau, visitar uma antiga fazenda chega a ser mágico!

Procurando no YouTube, assisti agora pouco uma das cenas mais bonitas da novela, a parte que José Inocêncio finca o facão na terra aos pés do Jequitibá, Jequitibá da Bahia!


"Aqui eu planto a minha alma, como se fosse uma semente de cacau"



A minha terra tem uma riqueza de histórias e estórias que eu nem sei contar. Sou apaixonado pela atmosfera cacaueira e me orgulho de fazer parte dela (mesmo longe). Não temos mais grandes colheitas de cacau, mas temos uma safra interminável de histórias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário